sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nota adicional sobre o invasor da Casa de Rui Barbosa

A propósito do assunto tratado no post anterior,  gostaria de fazer uma denúncia aqui. Em 2009, o jornalista e blogueiro Reinaldo Azevedo já havia acusado a omissão de Emir Sader em relação a mensagens de apologia ao nazismo e antissemitismo enviadas por leitores ao blog que Sader mantém numa tal de Agência Carta Maior (ler aqui e aqui). Na época, Emir Sader escrevera uma série de textos onde acusava Israel de estar perpetrando um "novo holocausto".

Mais de um ano depois, em maio de 2010, o "Emir dos Crentes" não apenas não retirara as mensagens pró-nazistas, como escrevera novos textos de incitação ao ódio contra Israel, seguidos, como era de se esperar, de novos comentários racistas e antissemitas por parte de seus leitores (com aprovação do dono do blog, que, enquanto tal, é moderador dos comentários).

No texto intitulado "Israel: novo massacre humanitário?", Sader dizia coisas como: Israel construíra muros na Faixa de Gaza para "não apenas tornar inviável a vida e a sustentabilidade econômica da Palestina, mas humilhar a população que lá resiste". Ou: Gaza está "cercada como se fosse um campo de concentração pelas tropas do holocausto contemporâneo". E ele concluía o texto da seguinte maneira:

"Quem representa perigo para a paz na região e para a paz mundial? O Irã ou Israel? Quem perpetra massacres após massacres contra a indefesa população palestina? Quem impede que a decisão da ONU seja colocada em prática, senão Israel e os EUA, bloqueando a única via de solução política e pacifica para a região – o reconhecimento do direito palestino de ter seu Estado? Quem comete os piores massacres no mundo de hoje, senão aqueles que foram vítimas do holocausto no século passado e que se transformaram de vítimas em verdugos?"

Abaixo do texto, quase como um resultado do tom goebbeliano usado pelo autor, os  "crentes do Emir" comentavam coisas do tipo (mantenho a linguagem e o mau português usado: os leitores daquele blog têm a quem puxar):

"os EUA que levem eles [os israelenses] para o deserto Americano, bando de invasores, e assassinos que se escondem atrás de uma bandeira do holocausto!!!!!!!!" (Marcos, 04/06/2010).

 "Está na hora do mundo começar a ver quem é quem. Esses judeus devem ser levados para a lata de lixo da história. São mostros e aqueles que os apoiam (EEUU) são ainda piores. Esses malditos têm que ouvir nossos gritos" (Luiz Che, 04/06/2010).


"A ONU precisa agir, os judeus já causaram duas guerras mundiais, até quando vamos assistir eles causarem a terceira??????" (Luis José Ariosto Pereira Silva, 03/06/2010).


"VIVA O HAMAS !" (Chauke Stephan Filho, 02/06/2010).


"COMO O HITLER FOI INCOPETENTE, QUE DEUS O TENHA ... SE TIVESSE FEITO O SERVIÇO DIREITO, HOJE NÓS ESTARÍAMOS LIVRES DESSA 'RAÇA DE VÍBORAS'" (Antônio Alberto Pe Alberto Mendes Ferreira, 02/06/2010).

Esses são apenas alguns exemplos entre muitos outros comentários de mesmo teor, todos ainda hoje (18/02/2011) exibidos no blog de Emir Sader.

Estamos diante de um caso sério. Como previsto no artigo 20, parágrafos 1 e 2, da Lei n. 7716 de 5 de janeiro de 1989, o racismo e a apologia ao nazismo (praticada, induzida ou incitada) são crimes inafiançáveis, sujeitos a pena de 1 a 3 anos de reclusão. O Ministério Público precisa agir contra o blog deste senhor que ora ocupa a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa. O blogueiro deveria ser obrigado a retirar o material criminoso ou, então, sujeitar-se à pena da lei.

De todo modo, é uma vergonha nacional o fato de termos na presidência de uma importante fundação cultural alguém que se mostra conivente com aquele tipo de mensagem, que vai contra todos os compromissos assumidos pelo Brasil em diversos tratados internacionais, que incluem o combate a toda forma de discriminação racial e o repúdio ao nazismo, em particular.

Afirmo então com todas as letras: Emir Sader não está qualificado para ocupar o cargo para o qual foi designado, e que ora conspurca e emporcalha.

Para os leitores que quiserem denunciar aquele blog por prática, indução ou incitação ao antissemitismo e à apologia ao nazismo, é possível fazê-lo neste link do Ministério Público Federal. A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa, sob a condição de estar dentro das atribuições do MPF, o que é o caso ("racismo pela internet").

Um comentário:

  1. Esse cara é totalmente desqualificado. Parece que já foi até condenado na justiça por um texto injurioso contra um deputado do PFL.

    É mais uma das infindáveis vergonhas brasileiras, que esse cara seja professor universitário.

    ResponderExcluir

Das Virtudes e Vícios do Ceticismo

Em maio de 2012, o autor destas linhas frequentava um curso preparatório para o difícil e concorrido concurso do Itamaraty. Faziam três...